Perfil
Perfil
Fotos
Mapa
Comentários
Anúncio Relacionado
Events
  • É a parte mais importante do centro histórico de Salvador, um conjunto de edifícios tipicamente portugueses de estilo colonial, edifícios considerados verdadeiras relíquias arquitetônicas, declaradas Patrimônio da Humanidade pela UNESCO. Recebe o nome do pelourinho (em português pelourinho) que ficava no bairro.

     

    História

    A história do bairro está intimamente ligada à história da própria cidade, fundada em 1549 por Tomé de Sousa, primeiro governador geral do Brasil (quando Juan III de Portugal era o monarca reinante), que escolheu o local onde o pelourinho está localizado . Sua localização estratégica – alta perto do porto e da região comercial e com uma barreira natural constituída por uma elevação abrupta da terra, verdadeira muralha de até 90 metros de altura por 15km de extensão – facilitando a defesa da cidade.
    Era um bairro eminentemente residencial, onde as melhores casas se concentravam até o começo do século XX. A partir dos anos 1960, o Pelourinho passou por um forte processo de degradação, com a modernização da cidade e a transferência de atividades econômicas para outras regiões da capital baiana, o que transformou a área do centro histórico em um bairro de prostituição e marginalidade.
    Na década de 1980 (com o reconhecimento do lugar como patrimônio da humanidade pela Unesco) e na década de 1990 (com a revitalização da região do centro histórico, a partir da desapropriação de casas por parte do Estado e valorizando as fachadas e edifícios.), o Pelourinho foi transformado no que é hoje: um importante centro cultural da cidade de Salvador.

     

    O que fazer?

    Este centro histórico reúne numerosas igrejas, museus e outros monumentos, entre os quais destacamos: A Catedral Basílica, um exemplo da arquitetura portuguesa. A Igreja e Convento de São Francisco, um dos grupos religiosos mais ricos do Brasil. A fachada barroca da igreja, de 1723, a Igreja da Ordem Terceira de São Francisco, de 1702, e um convento. Museu de Arte Sacra e Arte Moderna.

    Antiga Escola de Medicina, primeiro estabelecimento desse tipo no Brasil.

    Mercado Modelo, com mais de 300 barracas onde você pode comprar artesanato e arte da Bahia, ao lado de restaurantes e bares com comidas e bebidas típicas.

     

    Fonte: https://pt.wikipedia.org/wiki/Pelourinho_(Salvador)

  • Nenhum registo encontrado

    Lamento, mas não foram encontrados registros que correspondam à sua pesquisa. Ajuste seus termos de busca e tente novamente.

    O Google Map não foi carregado

    Lamento, mas foi possível carregar a API do Google Maps.

  • Deixe um comentário

    O seu endereço de e-mail não será publicado.